É possível prevenir a impotência sexual? Saiba agora! - Clínica Alfamen

Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.

Cadastre e receba dicas sobre saúde sexual

É possível prevenir a impotência sexual? Saiba agora!

A impotência sexual é um assunto que interessa a nove entre dez homens. Apesar de comum e importante, no entanto, esse é um tema que ainda é cercado de tabu: muitas pessoas têm dúvidas sobre as suas causas.

A impotência sexual pode ser causada por uma série de fatores. No entanto, a adoção de alguns hábitos e comportamentos podem ajudar – e muito – na prevenção desse distúrbio ao mesmo tempo que melhora a qualidade da vida sexual. Veja os cuidados:

Dormir bem

A falta de sono aumenta as chances de desenvolver diabetes, problemas cardiovasculares e de ganhar peso, que são três fatores que contribuem para a impotência sexual. Por isso, ficar atento à qualidade do sono e buscar dormir as horas necessárias em um dia é um cuidado essencial.

Evitar drogas

Segundo estudo da Universidade Real de Londres, o cigarro aumenta o risco de impotência sexual: homens que fumam têm 40% a mais de risco de sofrer o problema. Isso acontece porque o cigarro tem substâncias que atrapalham a microcirculação, atingindo também o pênis e a ereção. Álcool e drogas como crack, ecstasy e cocaína também prejudicam a vida sexual, ocasionando não só a disfunção erétil como ejaculação precoce e perda de libido. Então, para manter a ereção em dia, evite drogas e álcool.

Ficar atento a machucados no pênis

Problemas de ereção podem ter como causa um trauma, aparentemente inofensivo, na região do pênis. Pode ser um machucado causado durante o sexo ou até mesmo durante a prática de esportes. Por isso, para evitar a disfunção erétil, é importante não ignorar qualquer acidente sofrido e que tenha machucado a região do pênis. Por menor que seja, é essencial passar pela avaliação do urologista ou de um médico especializado para se certificar que o trauma não afetou a região.

Evitar o sedentarismo

Segundo pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, o sedentarismo e a obesidade contribuem para a ocorrência da disfunção erétil. Homens obesos costumam sofrer mais de impotência sexual devido ao sistema circulatório debilitado, que reflete diretamente na ereção. Colesterol alto e hipertensão também estão ligados ao problema. Por isso, para manter a ereção em dia é importante evitar o sedentarismo, praticar exercícios físicos e ficar atento à circunferência da barriga.

Ficar de olho no banco da bicicleta

Mesmo o simples ato de andar de bicicleta pode estar relacionado à impotência sexual. Ciclistas devem tomar cuidado com o assento escolhido, descartando aqueles que têm a ponta pronunciada. Isso acontece por causa da pressão causada pelo assento da bicicleta no períneo. Não é preciso parar de andar de bike por conta do problema, já que ele não é muito comum, no entanto escolher o assento certo descarta de vez essa possibilidade.

Você tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, ou entre em contato com a gente aqui. Recomendamos a leitura do ebook Guia masculino: como melhorar agora seu desempenho sexual.



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.