Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.

Cadastre e receba dicas sobre saúde sexual

5 DICAS PRA EVITAR A TRANSMISSÃO DO CORONAVÍRUS

Estamos enfrentando um período novo e desafiador nas últimas semanas. E o excesso de informações pode acabar prejudicando a nossa compreensão a respeito da COVID 19. Pensando nisso, reunimos 5 dicas práticas fundamentais pra evitar o contágio e transmissão da doença.

1 – LAVAR AS MÃOS SEMPRE

A primeira dica se refere à prevenção de qualquer doença infecciosa e que deveria ser um hábito nosso independente da pandemia: lavar as mãos com frequência.

Apesar de ser um hábito simples e muito efetivo, poucos de nós já tem esse hábito estabelecido. Aumente a frequência da lavagem das mãos com água e sabão e faça uma lavagem rigorosa, esfregando bem as dobras e as unhas.

2 – NÃO LEVAR A MÃO À BOCA, NARIZ OU OLHOS

A infecção pelo coronavírus se dá quando o vírus alcança o nosso sistema respiratório através do contato das nossas mão com os olhos, boca e nariz. Por isso, é muito importante evitar carregar o vírus das nossas mãos para as portas de entrada do nosso corpo.

Procure se policiar para evitar levar a mão até o rosto, principalmente se ela não estiver limpa. No início pode ser um pouco incômodo, mas com o tempo você verá que ficará cada vez mais fácil e automático.

3 – USAR E ABUSAR DO ÁLCOOL GEL

Transforme o frasco de álcool gel em seu amigo inseparável. Ele tem um grande poder contra o vírus e pode ser deixado em vários ambientes da casa ou levado com você para o trabalho.

O álcool gel intercalado com a lavagem das mão garante um bom nível de proteção durante a nossa rotina. Use sempre após colocar a mão em contato com maçanetas de portas, elevadores e objetos de uso comum.

4 – EVITAR LUGARES CHEIOS

Evite lugares de grande aglomeração de pessoas como transporte público em horários de pico, estabelecimentos com grande fluxo de pessoas e locais com pouco espaço disponível para distanciamento social.

E quando for necessário frequentar lugar mais cheios, procure ir em horários alternativos e manter uma distância segura das pessoas em volta.

5 – NÃO ENTRE EM PÂNICO

Essa talvez seja a dica mais importante: não entre em pânico. O vírus é passageiro e a letalidade é baixa. Fique tranquilo por estar fazendo a sua parte e não se martirize por situações que não estão no seu controle.

Não há como fugir do vírus, a única alternativa até o momento é fazer com que a transmissão seja mais lento e os doentes que precisem que ajuda tenham hospitais com atendimento adequado no momento que os sintomas indiquem ajuda médica.

CONCLUSÃO

Faça o que está ao seu alcance e não sofra com aquilo que não pode resolver. Talvez seja um bom momento de deixar a televisão de lado e ler um bom livro ou aprender alguma atividade nova em casa.

Cuide da sua saúde física e mental. Exercícios físicos podem ser mantidos, seguindo o distanciamento social, e atividades que relaxem o pensamento e a cabeça são extremamente bem vindos.

Mantenha uma rotina saudável apesar das adaptações e a esperança de que logo essa tempestade vai passar. Não deixe outros problemas de saúde pra depois, evitando que eles se agravem e tente manter o equilíbrio e a razão.



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.