O DIABETES PODE CAUSAR DISFUNÇÃO ERÉTIL? - Clínica Alfamen

Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.

Cadastre e receba dicas sobre saúde sexual

O DIABETES PODE CAUSAR DISFUNÇÃO ERÉTIL?

DIABETES E DISFUNÇÃO ERÉTIL

Estima-se que cerca de 35% a 75% dos homens com diabetes desenvolvam pelo menos algum grau de disfunção erétil – também chamado impotência – durante a vida.

Homens com diabetes tendem a desenvolver disfunção erétil 10 a 15 anos mais cedo do que homens saudáveis. Na medida que os homens diabéticos envelhecem, a disfunção erétil se torna ainda mais comum. Acima dos 50 anos, a probabilidade de ter problemas de ereção ocorre em aproximadamente 50% a 60% dos homens com diabetes. Acima dos 70 anos, existe uma probabilidade de cerca de 95% de ter algum grau de impotência sexual.

COMO O DIABETES CAUSA DISFUNÇÃO ERÉTIL?

As causas da disfunção erétil em homens com diabetes são complexas e envolvem danos no sistema nervoso, vasos sanguíneos e função muscular.

Para obter uma ereção, os homens precisam de vasos sangüíneos saudáveis, nervos, hormônios masculinos e um desejo de ser sexualmente estimulado. Diabetes pode danificar os vasos sanguíneos e nervos que controlam a ereção. Portanto, mesmo que você tenha quantidades normais de hormônios masculinos e tenha o desejo de fazer sexo, você ainda pode não conseguir uma ereção firme.

O grau de disfunção erétil e a velocidade de piora do problema dependem de tempo de diabetes e do grau de descontrole da glicemia. Quanto mais tempo o homem tem diabetes e quanto mais alta a glicemia (taxa de açucar no sangue) maior tende a ser o grau de lesão os tecidos do pênis, levando a neuropatia e insuficiência arterial e venosa.

Não é incomum o paciente chegar ao consultório com queixa de problemas de ereção e referindo não ter nenhum problema de saúde, mas durante a investigação o médico descobre que o paciente tem diabetes e que a perda de potência foi causada pela falta de diagnóstico precoce do diabetes.

COMO PREVENIR E CUIDAR?

Se você tem mais de 40 anos ou tem história de diabetes na família (pai, mãe ou irmãos) ou está acima do peso, ligue o sinal de alerta e faça exames de check up todos os anos. O diagnóstico precoce do diabetes pode prevenir a disfunção erétil, além de outras complicações.



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.