Engordar aumenta o risco de disfunção erétil? - Clínica Alfamen

Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.

Cadastre e receba dicas sobre saúde sexual

Engordar aumenta o risco de disfunção erétil?

 

Os estudos mostram que os primeiros sintomas de impotência sexual costumam aparecer após os 40 anos de idade. À medida que o homem vai envelhecendo, aumenta a risco dele começar a perder força. Geralmente essa diminuição na força da ereção é muito lenta e gradativa, muitas vezes difícil de perceber.

No entanto, se o envelhecimento natural vem acompanhado de outros problemas de saúde, isso pode acelerar a instalação da disfunção erétil. E um dos maiores vilões da potência sexual do homem é a obesidade.

Vários estudos confirmam que o homem obeso (IMC acima de 30) tem um risco 2,5 vezes maior de apresentar disfunção erétil em comparação com homens saudáveis. Mas esse risco pode ser ainda maior, porque geralmente a obesidade vem acompanhada de outros fatores de risco que agravam ainda mais o problema: sedentarismo, colesterol e triglicerídeos elevados e diabetes.

Além disso, a obesidade também pode desregular a função hormonal e diminuir a ação da testosterona, que é um importante hormônio regulador do desempenho sexual do homem.

Portanto, é recomendável que homens com obesidade ou sobrepeso busquem perder peso e alcançar um IMC abaixo de 25. O primeiro passo é o controle de alimentação e a prática de exercícios físicos regulares. Procure um médico clinico, endocrinologista ou cardiologista pra fazer um check up e descobrir como está a saúde geral e se não existem outras comorbidades como: dislipidemia, hipertensão arterial, diabetes, síndrome metabólica.

Perder peso e prevenir a disfunção erétil significa previnir também outros problemas de saúde, como infarto cardíaco e AVC. Por que os mesmo fatores de risco que causam problemas cardíacos são os mesmo que causam problemas circulatórios no pênis e problemas de ereção.

E caso você já esteja sentindo algum sintoma de perda de força durante a relação sexual, tome cuidado e procure ajuda logo no início, evitando o agravamento do problema.



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.