Tratamento para Ejaculação Precoce | Clínica Alfa Men

O que é Ejaculação Precoce?

Ejaculação precoceA ejaculação precoce ou ejaculação rápida é uma disfunção sexual que acontece quando o homem tem um orgasmo mais cedo que o esperado durante o sexo e essa situação se repete em, pelo menos, 50% das suas relações sexuais.

Alguns homens ainda têm resistência e preferem não falar sobre o tema, mas não deveriam ter medo nem vergonha: a ejaculação precoce é um problema mais comum do que se imagina e afeta homens de todas as idades. De acordo com estimativas médicas, um em cada três homens apresentou ou apresenta essa disfunção no decorrer da vida.

A ejaculação é uma reação ao estímulo sexual e que ocorre antes, durante ou poucos minutos após a penetração. Já a ejaculação precoce é a incapacidade de controlar a ejaculação, o que faz com que o homem ejacule antes do que gostaria ou antes de conseguir satisfazer o(a) parceiro(a).

É importante ter em mente que gozar antes do esperado uma vez ou outra é comum e não deve ser motivo de preocupação. O problema é quando a situação se torna recorrente e passa a atrapalhar a vida sexual e/ou o relacionamento com o(a) parceiro(a). Também é preciso ficar atento, pois o problema pode ser sintoma de outras doenças, como a disfunção erétil. Se ele persistir por mais de um mês, procure um médico.

O fato de ter ejaculação precoce não permite ao homem desfrutar da sua vida sexual em plenitude. Em vez de relaxar e desfrutar o prazer da relação sexual, o homem fica preocupado em segurar a ejaculação. Esse problema acaba com a sua confiança, podendo fazer com que ele passe a evitar o sexo e outras formas de intimidade.

Quando o problema não é tratado, ele pode prejudicar o dia a dia do homem, afetar o seu lado emocional e se tornar algo ainda mais grave no longo prazo. Por isso, procure sempre ajuda médica para realizar o diagnóstico correto e, consequentemente, o tratamento adequado.

Causas da Ejaculação Precoce

Por que posso ter ejaculação precoce?

Ter um orgasmo mais cedo do que o esperado em uma relação sexual é uma situação que pode acontecer com qualquer um e não é motivo para preocupação. A questão é quando o problema – conhecido também como EP – se torna recorrente. Caso a situação se repita constantemente e comece a atrapalhar a vida sexual, buscar formas de resolver o problema é preciso.

Também é preciso entender as causas da ejaculação precoce. A opinião médica é que fatores psicológicos e biológicos podem estar envolvidos nos motivos que levam esse problema a acontecer. Entre os fatores psicológicos mais comuns estão a disfunção erétil, ansiedade, questões no relacionamento e até mesmo o uso de certos medicamentos, como psicotrópicos.

Fatores biológicos também podem levar à condição. Entre eles estão níveis hormonais e/ou níveis de neurotransmissores acima do normal; distúrbios da tireoide, fatores genéticos, danos no sistema nervoso e anormalidades no sistema ejaculatório.

Confira abaixo três fatores principais responsáveis por causar a ejaculação precoce. Confira:

1- Causa física ou orgânica: supersensibilidade da glande (cabeça do pênis)

Sabe se que os homens com ejaculação precoce apresentam uma hipersensibilidade da glande (cabeça do pênis). Ela é a parte mais sensível do corpo. Nos homens normais, durante a excitação ou penetração, a cabeça do pênis transmite o estímulo sexual pro cérebro. E o cérebro responde produzindo a ejaculação.

Mas nos homens que têm ejaculação precoce, como a cabeça do pênis é supersensível, o cérebro recebe esse estímulo muito rápido, e responde instantaneamente produzindo a ejaculação. Isso leva o homem a ejacular muito rápido (ao mínimo estímulo), geralmente poucos minutos após a penetração ou antes mesmo de iniciar a relação sexual.

2- Causa induzida pelo transtorno de ansiedade

Quando a ejaculação precoce aparece, o homem se sente naturalmente embaraçado, preocupado, nervoso e com medo de que esse problema possa ocorrer novamente. Em resposta a esse estresse, o sistema nervoso simpático é ativado para “lidar” com a situação. Essa ativação provoca um relaxamento involuntário do “músculo” que controla a ejaculação. Em outras palavras, a ansiedade ou nervosismo pelo desempenho pode ativar o sistema nervoso e levará o homem a ter uma ejaculação sem controle.

3- Causa habitual

Como os homens que sofrem desse problema ejaculam ao mínimo estímulo, eles aprenderão a repetir essa experiência como uma resposta ao menor estímulo sexual. Isso acaba se tornando um hábito, que vai se consolidando com o passar dos anos, e se tornará difícil de tratar sem ajuda médica especializada.

Como saber se tenho ejaculação precoce?

A ejaculação precoce pode ser considerada uma disfunção sexual quando acontece de forma recorrente e não isoladamente. É importante observar que homens que sofrem do problema ejaculam antes do esperado em qualquer situação sexual, inclusive na masturbação.

Entre os principais sintomas da ejaculação precoce, seja ela primária ou secundária, estão a dificuldade de segurar a ereção com menos de um minuto de penetração; frustração, estresse e a adoção do comportamento de estar sempre evitando fazer sexo com a parceira; e, ainda, a impossibilidade de conseguir retardar a ereção durante o sexo.

Muitos homens acham, erradamente, que estão sofrendo com ejaculação precoce quando, na verdade, só tem o orgasmo antes do que gostariam uma vez ou outra. De acordo com os médicos, a média do tempo de uma ejaculação considerada normal é de cerca de cinco minutos. A ejaculação precoce ocorre geralmente no primeiro minuto do sexo ou até mesmo antes da relação sexual começar.

Como lidar com a ejaculação precoce?

O primeiro passo para lidar com a ejaculação precoce é pensar em como o problema surgiu. Veja há quanto tempo você apresenta ejaculação precoce e se é algo constante ou se acontece apenas em situações específicas como em um novo relacionamento ou em um período em que você está com problemas no trabalho, por exemplo.

Como falamos acima, a ejaculação precoce pode ter diversas causas. Então, o primeiro passo para lidar com ela é entender o que pode estar acontecendo. Se for um episódio isolado, que não se repetiu outras vezes, provavelmente não há motivo para preocupação. Caso acredite que a disfunção tenha acontecido por conta de um problema externo, como falta de dinheiro ou estresse no trabalho, busque resolver a questão antes de tudo. Nesses casos, pode valer a pena tentar técnicas específicas para amenizar ou prevenir a ejaculação precoce. Veja quais:

Drible a ansiedade

Se você acredita que a ansiedade é a causa da ejaculação precoce, apostar em atividades que amenizem esse estado de espírito pode ser uma boa alternativa. Alongamento, ioga e exercícios de uma forma geral evitam a tensão muscular que está associada à disfunção sexual.

Use a masturbação

A masturbação pode ser uma aliada poderosa para lidar com a ejaculação precoce. Para que a estratégia seja eficaz, é preciso se masturbar até quase atingir o orgasmo e, nesse momento, parar a estimulação. A técnica é ideal para ensinar o corpo e, principalmente, a mente a prolongarem excitação. Você pode aplicar a estratégia também durante a relação sexual, inclusive no sexo oral. De bônus, você aumenta sua autoconfiança e percebe que o controle depende apenas de você.

Escolha as posições certas

A posição sexual escolhida também tem influência direta na velocidade da ejaculação. Se você quer prolongar o prazer por mais tempo, uma dica é fugir do conhecido “papai e mamãe”, que mantém o corpo tenso, principalmente na área dos braços, e torna o processo mais rápido de ejacular mais rápido. Escolha posições que aliviem a tensão do seu corpo.

Tenha cuidado com as “soluções milagrosas”

Cremes que prometem prolongar o prazer, camisinhas que retardam a ejaculação, remédios caseiros para ejaculação precoce... São inúmeras as promessas no mercado, mas poucas são realmente eficazes. No final, só reduzem a sensibilidade na relação sexual, atrapalham o prazer e têm efeito paliativo, não tratando a causa real do problema.

Procure um médico

Apesar de seguir todas as dicas para prolongar o prazer e evitar a ejaculação precoce, caso você identifique que o problema é recorrente e, aparentemente, não tem causa específica, buscar ajuda médica é essencial. Se a situação está comprometendo a sua vida sexual, conversar com um profissional especializado é fundamental para te ajudar a entender o que está causando a disfunção sexual e o que pode ser feito para mudar esse quadro o mais rápido possível.

Como evitar a ejaculação precoce?

Não existe uma fórmula para prevenir a ejaculação precoce. Para evitar a ejacualção precoce, é preciso cuidar do que pode causá-la. Se você já tem problemas em ter ou manter uma ereção, bem como medo de perder uma ereção, pode ejacular antes do tempo.

Fatores de risco como estresse, instabilidade emocional ou mental limitam a habilidade de concentração e relaxamento, podendo levar à ocorrência desse problema. Problemas de saúde, como doenças cardíacas, podem aumentar a ansiedade durante a relação sexual e causar a ejaculação precoce.

Por isso, fique atento e converse com seu(sua) parceiro(a). Uma comunicação aberta entre os parceiros pode ajudar a reduzir os riscos de ejaculação precoce, embora não exista uma forma exata de se prevenir o problema.

Tratamento da Ejaculação Precoce

 

Como diagnosticar a ejaculação precoce?

Se você identificar que a ejaculação precoce é algo recorrente, sem causa específica e, principalmente, que a situação está comprometendo a qualidade da sua vida sexual, é essencial buscar ajuda médica. Conversar com um especialista ajudará a entender o que pode estar causando a ejaculação precoce, se seu problema é realmente esse e o que pode fazer para resolvê-lo.

Tire todas as suas dúvidas durante a consulta, descrevendo os sintomas e conversando sobre possíveis opções de tratamento. Não se sinta constrangido: a ejaculação precoce é algo comum e que pode ser tratada. Depois da conversa, é possível que o médico solicite alguns exames para identificar o que está acontecendo e, depois, sugerir um tratamento.

Como tratar a ejaculação precoce?

Tratamento Ejaculação PrecoceA boa notícia é que a ejaculação precoce pode ser superada. A capacidade de obter um bom controle da ejaculação proporcionará uma maior duração da relação, maior confiança, levando a um melhor desempenho sexual e melhora da qualidade da sua relação.

É importante tirar todas as suas dúvidas durante a consulta médica, descrevendo os sintomas que apresenta, quando começou a apresentá-los e conversando sobre quais são as opções possíveis de tratamento. É importante ter em mente que não há motivos para constrangimento: a ejaculação precoce é comum e pode ser tratada, mas é importante que você dê todos os detalhes necessários para que o médico possa entender melhor o problema.

Depois do bate-papo, em que o médico certamente fará uma análise mais aprofundada sobre o histórico de saúde e vida sexual, é possível que alguns exames sejam solicitados como, por exemplo, um exame físico. Caso o quadro seja de ejaculação precoce e, ao mesmo tempo, aconteçam dificuldades para manter a ereção, o profissional pode solicitar exames de sangue para verificar níveis de testosterona.

O tratamento da Alfa Men

O tratamento desenvolvido pela Alfa Men foi elaborado com o objetivo de atuar em cada um dos vários fatores relacionados à ejaculação precoce. O tratamento da ejaculação precoce não pode ser padronizado. As causas variam de um paciente para outro, o que leva à necessidade de uma avaliação personalizada de cada caso e, assim, estabelecer o tratamento adequado para cada paciente em particular.

As formulações prescritas pelos nossos médicos tem o objetivo de diminuir o grau de hipersensibilidade peniana e, ao mesmo tempo, reestabelecer o equilíbrio dos neurotransmissores no sistema nervoso central.

Associado a isso, nossos especialistas desenvolveram técnicas eficazes de  recondicionamento do tempo de ejaculação, com o objetivo de treinar o corpo e o cérebro novamente para prolongar o tempo de penetração  e assumir o controle da ejaculação.

Dessa forma, o homem aprende a entrar em contato com sua excitação de forma gradativa para que ele consiga controlar a ejaculação também quando estiver sozinho - durante a masturbação - e quando estiver acompanhado de seu(sua) parceiro(a) em uma relação sexual.

No decorrer do tratamento, o paciente vai percebendo o desenvolvimento e o avanço na sua capacidade de controlar a sua ejaculação, tornando possível e clara a melhora das suas relações sexuais, consequente da diminuição da sua ansiedade diante do sexo.

Medicamentos para ejaculação precoce

Remédios naturais e remédios caseiros para a ejaculação precoce são encontrados como a promessa de uma solução eficaz para o problema. Muito cuidado com eles! Apesar da popularidade dos remédios para ejaculação precoce - e da grande oferta deles, inclusive na internet -, eles podem trazer riscos para sua saúde, e ainda complicar ainda mais a sua disfunção. O tratamento adequado e seguro para a ejaculação precoce é sempre com acompanhamento médico!

É essencial consultar um médico e nunca tomar o remédio por conta própria. Apenas esse profissional pode dizer e prescrever qual é o medicamento indicado para cada caso, assim como a duração do tratamento e a dosagem que deve ser tomada, para evitar riscos a saúde e ter os resultados esperados.

Como tratar ejaculação precoce

Pelo bem da saúde, a automedicação NÃO é uma opção. É importante sempre seguir à risca as orientações do profissional de saúde e não interromper o tratamento por conta própria de forma alguma.

Lembre-se que a ejaculação precoce é um problema comum, cerca de um terço dos homem sofrem com ele, afeta homens nos mais diferentes momentos da vida. Não é motivo para ter vergonha. As causas para essa disfunção sexual são diversas, assim como os tratamentos indicados. A boa notícia é que ejaculação precoce tem tratamento eficaz. Se você identificar que os episódios se repetem e estão atrapalhando sua vida sexual, é essencial buscar ajuda especializada. Apenas desta forma será possível ter o diagnóstico correto e tratar o problema da forma adequada. Caso a questão seja ansiedade intensa ou problemas psicológicos, é possível que o médico recomende um tratamento psicológico para ajudar o paciente a lidar com essas questões. Procure ajuda, procure a Alfa Men.

Agende sua consulta

Deseja agendar uma consulta? Fale com a Clínica Alfa Men

  • Belo Horizonte (31) 2526-7676
    Resp Técnico: Dr. Carlos G. Pacheco CRM/MG 63.914
  • Curitiba (41) 3016-7676
    Resp Técnico: Dr. Thomas E. Stockmeier CRM/PR 26.687
  • Porto Alegre (51) 3013-7172
    Resp Técnico: Dr. Carlos G. Pacheco CRM/RS 40.626

Cadastre, se informe e tenha mais saúde.

Seu email foi enviado com sucesso!



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.