Ejaculação precoce: como resolver esse problema? - Clínica Alfamen

Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.

Cadastre e receba dicas sobre saúde sexual

Ejaculação precoce: como resolver esse problema?

Ter um orgasmo mais cedo do que o esperado em uma relação sexual é uma situação que pode acontecer com qualquer um e não é motivo para preocupação. A questão é quando o problema – conhecido como ejaculação precoce – se torna recorrente. Caso a situação se repita constantemente e comece a atrapalhar a vida sexual, buscar formas de resolver o problema é preciso. A boa notícia é que esse é um problema relativamente comum, que afeta muitos homens e é perfeitamente tratável. Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a lidar com a ejaculação precoce:

Reflita sobre o problema

O primeiro passo para resolver o problema é reconhecer que ele existe. É importante, nesse momento, refletir sobre a situação. Há quanto tempo você apresenta ejaculação precoce? É algo que acontece sistematicamente ou apenas em ocasiões específicas? Você tem o orgasmo antes do esperado apenas com uma parceira ou quando se masturba? Quais são os tipos de medicamento que você usa? A ejaculação precoce pode ter diversas causas, por isso é importante refletir sobre o que pode estar acontecendo. Se só aconteceu uma vez, por exemplo, pode não ser um problema. Caso acredite que a ejaculação precoce seja fruto de uma situação específica, como estresse no trabalho ou algum quadro de ansiedade, por exemplo, há algumas formas de tentar reverter a situação.

Use técnicas para amenizá-lo

Em determinados momentos da vida, fatores como o estresse, preocupações e até mesmo nervosismo com uma nova parceira podem causar a ejaculação precoce. Caso desconfie que seu problema tenha fundo psicológico é possível tentar algumas técnicas para amenizá-lo. Se a ansiedade é o seu calcanhar de Aquiles, investir na prática de atividades físicas, como ioga e alongamento pode ser uma boa pedida para mudar o quadro. Nesse sentido, uma massagem relaxante antes do sexo, com toques nas coxas, estômago e outras áreas, também ajuda a reduzir a ansiedade. Um bom papo com a parceira é indispensável e pode ajudar a reverter o problema.

Procure a ajuda de um médico

Se identificar, no entanto, que a ejaculação precoce é algo recorrente, sem causa específica e, principalmente, que a situação está comprometendo a qualidade da sua vida sexual, é essencial buscar ajuda médica. Conversar com um especialista ajudará a entender o que pode estar causando a ejaculação precoce, se seu problema é realmente esse e o que pode fazer para resolvê-lo. Tire todas as suas dúvidas durante a consulta, descrevendo os sintomas e conversando sobre possíveis opções de tratamento. Não se sinta constrangido: a ejaculação precoce é algo comum e que pode ser tratada. Depois da conversa, é possível que o médico solicite alguns exames para identificar o que está acontecendo e, depois, sugerir um tratamento.

A ejaculação precoce é um problema comum, que afeta muitos homens em diferentes momentos da vida. As causas são as mais diversas, assim como os tratamentos necessários. Caso identifique que o problema não é pontual ou causado por uma situação específica, é muito importante procurar ajuda médica para ter o diagnóstico correto e tratar a raiz do problema. Sua vida sexual vai agradecer.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Escreva aqui. Você não precisa se identificar! Queremos te ajudar a melhorar o seu desempenho e a ter uma vida sexual mais saudável.



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.