5 cuidados que todo homem deve ter com a higiene íntima - Clínica Alfamen

Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.

Cadastre e receba dicas sobre saúde sexual

5 cuidados que todo homem deve ter com a higiene íntima

Ter atenção à higiene íntima é um cuidado essencial para evitar doenças e manter área genital sempre saudável. Evite inflamações, irritações e até mesmo infecções graves por fungos mantendo as partes baixas sempre limpas. Veja alguns cuidados que todo homem deve ter com a higiene íntima:

Lave as mãos antes e depois de ir ao banheiro

Todos os homens sabem que lavar as mãos depois de ir ao banheiro é um princípio básico de higiene. O que muitos não sabem, no entanto, é que é preciso ir até à pia antes mesmo de urinar. Lavar as mãos antes de tocar o pênis é essencial para reduzir o risco de levar fungos e bactérias para o órgão sexual. Ao encostar na região genital com a mão suja, é possível acontecer a contaminação da mucosa e da pele do local com germes acumulados, o que pode levar a diversas doenças.

Faça uma limpeza completa na hora do banho

Para manter a higiene em dia, é importante prestar atenção especial ao pênis na hora do banho. Uma limpeza completa no órgão genital evita o mau odor e previne infecções por bactérias, fungos e até mesmo câncer de pênis. A limpeza completa inclui a retração do prepúcio para poder lavar em volta da glande com água e sabonete e retirar toda a secreção branca que fica acumulada no local (o esmegma). Estenda a limpeza para testículos, ânus e virilha.

Seque o pênis após urinar

Enxugar o pênis com papel higiênico após urinar reduz a possibilidade de deixar resquícios de urina na cueca. Quanto entram em contato com a pele, esses restos podem causar uma inflamação no local ou até mesmo uma infecção por fungos. Além dos riscos para a saúde, resquícios de urina na cueca podem causar um cheiro forte, causando constrangimento.

Lave o órgão genital depois da relação sexual

Lavar o pênis após o sexo ajuda a remover o lubrificante da camisinha que fica misturado ao sêmen. Mesmo se a relação sexual tiver acontecido sem proteção, é importante lavar o orgão sexual para limpar o resíduo de esperma misturado com secreções vaginais. A lavagem não elimina o risco de infecção, mas diminui a probabilidade.

Escolha bem as cuecas

Manter a higiene íntima em dia também passa por escolher as cuecas adequadas. Aposte em modelos como boxer ou samba-canção que, por serem mais largos, não apertam o escroto e permitem que o ar circule melhor, o que evita umidade no local. Prefira também as cuecas de algodão. Esse tipo de tecido absorve melhor o suor que os sintéticos. Além disso, são mais macias e confortáveis e não causam irritação na maioria das peles. Fuja de materiais como nylon e outros tipos de tecidos sintéticos que, por não terem alta capacidade de absorção da transpiração, retêm a umidade, o que favorece o surgimento de fungos.

Ter atenção à higiene íntima é cuidado essencial para manter a saúde em dia e uma vida sexual ativa e saudável. Aplique já essas dicas e sinta diferença no seu dia a dia. E qualquer dúvida, comente abaixo!



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.