4 problemas decorrentes da falta de tratamento - Clínica Alfamen

Cadastre e receba dicas sobre saúde sexual

4 problemas decorrentes da falta de tratamento

Cuidar da saúde é uma prioridade para todas as pessoas. O homem precisa fazer tratamento assim que perceber sintomas de algum distúrbio em suas atividades sexuais. Somente com o tratamento adequado, é possível controlar e evitar que o mal se desenvolva. Caso o problema já seja muito grave, o tratamento pode proporcionar uma melhora do quadro, mas pode ser tarde demais para uma regressão total dos problemas! Por isso a importância de se iniciar um tratamento logo de início. A seguir veja os 4 problemas mais comuns da falta de tratamento da disfunção erétil ou ejaculação precoce.

Agravamento do quadro

Quando alguém apresenta sintomas de uma doença e não cuida dela, a tendência é que ela vá se desenvolver, agravando o quadro clínico do paciente. Não é à toa que todos os médicos recomendam que se deve procurar tratamento nos primeiros sintomas, quando o problema começa a se manifestar.

Sentir vergonha de assumir o problema ou ter medo de encarar a realidade pode resultar em consequências sérias.

Se o homem sofrer de ejaculação precoce, por exemplo, o distúrbio pode se desenvolver até se transformar em disfunção erétil. Embora muitos não saibam, a ejaculação pode ser um sintoma ou indício de futuros problemas de ereção.

Além disso, um distúrbio simples de ereção pode se tornar um problema mais sério e difícil de tratar, atingindo o grau de impotência sexual severa e causar além disso uma ejaculação precoce secundária, que é quando o homem acelera a relação por receio de perder a ereção.

Por isso, previna-se! Aos primeiros indícios de manifestação de doença, consulte um médico e inicie o tratamento!

Depressão

Outro problema decorrente da falta de tratamento é a possibilidade de o paciente desenvolver depressão. Como o problema sexual não será tratado, a tendência é que o homem fique cada vez mais vulnerável emocionalmente, desgostoso por não estar conseguindo satisfação em suas relações, nem estar proporcionando satisfação também.

A ideia de virilidade é muito importante para o homem e, não podendo corresponder a ela, ele se sentirá inevitavelmente inferior e infeliz. Em geral, o homem acaba se isolando, perdendo o gosto pela vida, tornando-se relapso em relação ao trabalho e ao lazer.

A depressão pode, enfim, tornar o homem dependente de antidepressivos e ansiolíticos que têm entre seus principais efeitos adversos: perda de libido e disfunção erétil o que aumenta ainda mais a causa inicial da depressão.

Dificuldades no relacionamento com a parceira

Quando não trata o distúrbio sexual, outra consequência, seja a curto, médio ou longo prazo, é que surgirão dificuldades no relacionamento com sua parceira. Mesma ela dizendo não ligar para o problema, no fundo o homem sabe que está sendo incapaz de usufruir e oferecer satisfação sexual, e poderá, por iniciativa própria, afastar-se de sua companhia, sentindo-se envergonhado e incapacitado, mesmo que a outra pessoa esteja disposta a ajudá-lo. Por outro lado, a própria parceira poderá se afastar, não encontrando sentido em manter o relacionamento.

Ainda que se mantenha a relação, ela poderá ser de sofrimento para as duas partes.

Eventuais problemas provocados pelo uso de medicamentos sem prescrição

Apesar de ser um tema bastante debatido e os especialistas insistirem no perigo da prática, ainda é muito comum a automedicação. Quando não procura tratamento médico, o homem pode buscar a cura para seu distúrbio recorrendo a medicamentos que são sugeridos pelas pessoas em geral ou poderão ser até receitados por médicos, mas de acordo com o caso.

Muitos desses remédios funcionam apenas como paliativos, podendo mesmo agravar o quadro ou provocar outros problemas de saúde. Outros até poderão servir, mas só o médico pode prescrever a dosagem e a forma certa de usar, sempre fazendo o acompanhamento do paciente.

Com a internet, é possível aproveitar muita informação útil, mas é preciso tomar cuidado com informações não embasadas sobre certos medicamentos e também com a venda irregular desses mesmos medicamentos.

Se já foi avaliado com um distúrbio sexual por um médico e o problema continua, ou suspeita que tenha ocorrido um agravamento. Procure uma clínica de andrologia como a Alfa Men para podermos reverter o quadro enquanto à tempo!

 



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.