3 sinais que indicam alguma disfunção sexual - Clínica Alfamen

Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.

Cadastre e receba dicas sobre saúde sexual

3 sinais que indicam alguma disfunção sexual

Ter atenção ao seu corpo e ao comportamento na cama são pontos essenciais para identificar sinais que indicam algum problema sexual. Perda do desejo sem razão aparente, dificuldade para ter e manter uma ereção e inabilidade de segurar a ejaculação são situações que requerem cuidado, pois podem ser indícios de que algo não vai bem entre quatro paredes. Confira esses e outros sinais que indicam algum problema sexual em homens:

Falta de libido sem causa aparente

Preocupações no trabalho, estresse, falta de dinheiro. Essas são situações corriqueiras e que podem afetar a libido de qualquer um. No entanto, quando a falta de vontade de fazer sexo se torna uma constante, alerta vermelho. Perder parcialmente ou totalmente o interesse pelo sexo requer investigação, pois, além de afetar a relação com a parceira, pode levar a outros tipos de problemas sexuais, como disfunção erétil e inabilidade para conseguir atingir o orgasmo. Para entender se a falta de libido é algo pontual ou se trata realmente de um problema que merece ser investigado, é importante se perguntar por que você não está com vontade de fazer sexo.

Se identificar que está passando por um momento difícil no trabalho ou está estressado com a falta de dinheiro, por exemplo, espere a situação melhorar para avaliar se a falta de desejo continua. Se não houver nenhum motivo aparente para a falta de interesse em sexo e o desejo simplesmente não aparecer, não deixe de procurar ajuda médica. Um exame de sangue completo pode identificar se há algum desequilíbrio hormonal e avaliação de um especialista associada ao exame clínico pode orientar sobre qual o tratamento indicado para restaurar o desejo.

Dificuldade para atingir a ereção

A disfunção erétil, popularmente conhecida como impotência sexual, é um problema de saúde mais comum do que se imagina. Pode acontecer com homens de todas as idades, mas é observada com mais frequência em homens com mais de 40 ano. Entre suas causas, estão fatores físicos que comprometem a circulação sanguínea no órgão sexual, como doenças como diabetes, hipertensão e até mesmo o consumo de alguns remédios.

Há, ainda, fatores psicológicos que podem comprometer o desempenho na cama. A dificuldade para atingir a ereção se torna um sinal de que algo não vai bem quando acontece de forma constante e passa a atrapalhar sua vida sexual. Se você tiver dificuldade para conseguir ou manter a ereção pelo menos uma vez em quatro tentativas de relação sexual, atenção.

Outros sinais que não podem ser ignorados é quando o orgasmo acontece mais rápido ou com ereção mais fraca, quando manter a ereção exige um grande esforço e até mesmo quando alcançar a ereção é mais difícil em algumas posições sexuais. Se vivenciar essas situações com frequência, é importante procurar ajuda médica assim que possível.

Dificuldade para controlar a ejaculação

Um em cada três homens sexualmente ativos sofre com a ejaculação precoce. Gozar antes do que gostaria é um sinal de algo não vai bem quando passa a comprometer a qualidade da relação sexual e até mesmo o relacionamento do casal. Ter um orgasmo mais cedo que o esperado pode acontecer com qualquer um. No entanto, se essa situação se repetir constantemente e começar a atrapalhar a vida sexual, pode ser o momento ideal para procurar ajuda médica.

Ficar atento aos sinais que seu corpo dá é essencial para lidar com problemas sexuais. Preste atenção em situações que afetam e prejudicam sua vida sexual e não deixe de procurar a ajuda de um especialista para ajudá-lo a lidar com o problema.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários! Não deixe também de conferir nosso ebook Guia masculino: como melhorar agora seu desempenho sexual.



Por favor, selecione a unidade mais próxima de você.